As estruturas modernas de lonas tensionadas surgiram com o arquiteto Frei Otto na Alemanha pós-guerra. Desde o início ele compreendeu os princípios indispensáveis à essa tecnologia de construção: que as formas estrutural e arquitetônica são inseparáveis; que flexibilidade é força e não fraqueza; que o material de superfície deve ser mais maleável que os elementos que o sustentam.
Entre as ruínas da Berlim pós-guerra, Frei Otto viu a impermanência das construções sólidas e compreendeu como fazer as coisas funcionarem através de meios mínimos. Logo ele começou a explorar e investigar a natureza das estruturas tensionadas com um incrível nível de dedicação, começando, no final da década de 50, com estudos de modelos em forma de sela. Ele redescobriu a tenda como uma forma de construção arquitetônica viável.
As sensuais, quase espirituais, linhas de suas primeiras tendas instigaram a imaginação dos arquitetos ao redor do mundo. Estruturas tensionadas se tornaram formas de arquitetura aceitáveis, até desejáveis. A obra-prima de Frei Otto encontra-se na cobertura do estádio olímpico de Munique, construído para os jogos olímpicos de 1972. Por sorte, vivi em Munique naquela época e provavelmente assimilei a idéia, que ficou adormecida até que eu, anos mais tarde, decidisse me enveredar por esse caminho.
Uma catenária forma seu limite interior. Mastros são suspensos sobre cabos que descem de mastros mais altos e prosseguem até as catenárias. Tais mastros suspensos ajudam a criar pontos altos que originam o teto ondulante da estrutura. Apesar da interferência geométrica na cobertura causada pelos rígidos painéis acrílicos, essas poderosas formas tensionadas fazem da estrutura um dos grandes marcos do século 20.
Como as estruturas tensionadas funcionam:
Nas estruturas tensionadas, gravidade e rigidez não são propriedades estruturais essenciais. Lonas tensionadas, em particular, são tão leves que seu peso é quase desprezível; e os materiais de que são feitas, como cabos e tecido, são altamente flexíveis. Outros meios têm que ser explorados para fornecer a estabilidade e a força necessárias. Seus componentes têm que estar dispostos em um arranjo geométrico específico (forma da superfície) e devem estar submetidos a um padrão específico de tensão interna (padrão pré-tensionado).